Associação dos Kartistas da Região de Londrina

Home > Notícias

14/09/2014

CIK/FIA oficializa a realização da versão sul-americana do Academy Trophy no Brasil

 

A Comissão Internacional de Kart da FIA, em parceria com a CBA, organizará a partir de 2015 a versão sul-americana do Academy Trophy, torneio que já acontece regularmente na Europa. O novo campeonato passará a ser um classificatório para a competição mundial, que contará com os melhores pilotos das séries sul-americana e asiática.

O objetivo do torneio é fazer com que pilotos brasileiros e de toda a América do Sul possam ter condições de disputar um torneio nos moldes europeus a um custo mais acessível. "Nossos pilotos não conheciam os chassis, motores, pistas e pneus do Academy Trophy, iniciando o campeonato europeu em desvantagem em relação aos outros competidores. Agora poderemos apresentar já na etapa classificatória o que eles encontrarão na Europa", comenta Giovanni Guerra, presidente da Federação de Automobilismo do Estado do Maranhão (FAEM), e responsável por viabilizar a criação do novo campeonato.

A competição sul-americana terá a realização de três etapas disputadas em sistema de rodada dupla, todas sediadas no Brasil, em kartódromos que ainda serão definidos. Os chassis e motores serão fornecidos pela fabricante italiana Parolim, que também atua no Academy Trophy europeu. A fornecedora de pneus será definida nas próximas semanas. Os quatro melhores pilotos da competição sul-americana garantirão vaga para a fase mundial. Além disso, os dois melhores kartistas brasileiros na tabela de pontos também se classificarão para a competição intercontinental, ainda que não fiquem entre os melhores da tabela de pontos.

Guerra destacou a credibilidade obtida pela CBA através do trabalho com o kart para escolher o Brasil como sede das três etapas do torneio, que passa a ser uma classificatória para uma etapa mundial. "A CIK vê o trabalho com o kartismo brasileiro com bons olhos e ainda em 2013 nos ofereceu mais uma vaga no Academy Trophy. Por outro lado, a CIK gostaria de fazer deste torneio um mundial, fato que será concretizado com a implantação dos torneios sul-americano e asiático", conclui Giovanni.

Cleyton Pinteiro, presidente da CBA, também destaca a importância de sediar o mais novo torneio sul-americano de kart. "Ouvimos muitos elogios pelo trabalho que estamos desenvolvendo no kartismo brasileiro. Vejo esta conquista como um reconhecimento do trabalho feito por todos que estão envolvidos com o kartismo nacional", comenta.

NR: Em conversa com Giovanni Guerra, o Portal Kart Motor apurou que será necessária a homologação CIK/FIA para que os kartódromos brasileiros possam receber as etapas do Academy Trophy.

 

Fonte ( http://www.kartmotor.com.br/web/index.php?menu=Noticia¬icia=25251)