Associação dos Kartistas da Região de Londrina

Home > Notícias

18/07/2015

O que fazer para ser um piloto?

Descrição: http://www.autodromodecuritiba.com.br/blog/wp-content/uploads/2011/05/ayrton-senna-crian%C3%A7a.jpg

Ayrton Senna, com 8 anos no Kart

automobilismo é uma paixão mundial. Vários garotos de todo o planeta sonham em ser um piloto profissional. Mas aqui no Brasil, o que fazer para ser um piloto? Hoje, o Autódromo de LONDRINA  dá algumas dicas para quem deseja fazer do esporte mais do que um sonho distante.

Antes de tudo, é preciso saber que o automobilismo profissional é o topo de uma larga pirâmide, que em grande parte é formada por pilotos amadores. Nos dois casos, o profissionalismo e a qualidade são características constantes. Por isso, salvo algumas exceções, a diferença está principalmente no fato de que o piloto profissional vive da corrida, ou seja, tem nela a sua principal atividade e fonte de renda.

Descrição: http://www.autodromodecuritiba.com.br/blog/wp-content/uploads/2011/05/lewis-hamilton-crian%C3%A7a.jpg

Lewis Hamilton

Agora que você já sabe a principal diferença entre ser um piloto profissional e ser um piloto amador, vamos ao que interessa: O que fazer para ser um piloto?

Se você é menor de idade, a única maneira de começar é com o Kart. Já os maiores, com carteira de habilitação, a opção pode ser o kart ou o automóvel.

Os pré-adolescentes estão na melhor idade para tentar uma carreira no automobilismo profissional internacional, especialmente para “fórmulas”. E mais uma vez, a porta de entrada é o Kart, que de fato é importante para quem tenta se aventurar em qualquer categoria.

Para quem começa com os automóveis, hoje no Brasil existem vários campeonatos regionais, tanto de asfalto como de terra, com custos baixos de participação. Além disso, aArrancada é uma ótima opção para quem deseja começar a correr legalmente. Em qualquer caso, o ideal é fazer um curso de pilotagem, onde você ira descobrir seus pontos fortes e fracos, aprender como desenvolvê-los e começar a identificar as suas características de pilotagem.

Descrição: http://www.autodromodecuritiba.com.br/blog/wp-content/uploads/2011/05/rubens-barrichello-crianca.jpg

Rubens Barrichello

Quem possui a Carteira Nacional de Habilitação pode começar como Novato e, no ano seguinte, subir para a categoria Graduados. Caso o piloto tenha o diploma de conclusão de uma das escolas de pilotagem reconhecidas e supervisionadas pela CBA, é possível já começar a correr na categoria Graduados.

Porém, seja no Kart ou no automóvel, antes de ir para pista é necessário fazer sua filiação em um dos Clubes reconhecidos pela Federação de Automobilismo do seu estado. A instituição lhe fornecerá uma carteira que dá o direito de treinar durante a semana e participar das provas dos diferentes campeonatos nacionais e regionais.